top of page

A Sesmaria do Infinito

A Estância da Poesia Crioula, além de ser a maior entidade de Poetas gauchescos, tem uma característica marcante que é a de reverenciar seus vates já falecidos. Neste contexto, idealizou e construiu no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, com apoio do Poder Público Municipal, a SESMARIA DO INFINITO, que vem a ser uma área reservada, em torno de 100m2, localizada ao lado da Câmara de Vereadores e aos fundos da Praça Maurício Sirotsky Sobrinho, na entrada do Parque da Harmonia, no centro de Porto Alegre. 

Em 1985 o Poeta Chico Gaudério solicitou a prefeitura de Porto Alegre doação de um monólito de extraordinário porte, que foi retirado de um dos morros que fazem moldura à cidade e chantada junto à uma porteira de varejão. Neste espaço telúrico a cancela de varejão significa a passagem para o plano espiritual e a pedra representa um Monumento Aos Poetas Mortos pertencentes a Academia Xucra do Rio Grande.

Essa pedra foi inaugurada em 20 de setembro de 1985, em solenidade que marcou os 150 anos da Revolução Farroupilha e contém uma placa que homenageia os poetas e os vaqueanos do nativismo já falecidos.

Por sugestão do Poeta José Machado Leal esse marco passou a ser chamado de Pedra da Memória e a porteira recebeu uma placa com o nome de Chico Gaudério.

Além de visitação pública, no local ocorre, anualmente, desde 1985, no último final de semana do mês de junho, a Romaria da Saudade, evento integrante do Rodeio de Poetas da Estância da Poesia Crioula, que faz parte do Calendário de Eventos de Porto Alegre.

Em setembro de 2003 a Sesmaria do Infinito passou por um processo de revitalização, com limpeza do espaço, novo cercamento e melhorias no terreno realizados pelo poder público, através da Secretaria do Meio Ambiente.

Atualmente toda a área periférica da Sesmaria do Infinito é cercada por tela de proteção e palanques, havendo um portão de acesso, para fins de limpeza e manutenção. 

1.jpg
2.jpg

Feito por Confraria do Tropeiro
2 0 2 5

bottom of page